quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dicas de como se proteger na Internet

As 10 dicas para se proteger na Internet 

•Sempre mantenha o antivírus do seu computador atualizado.
•Evite fornecer dados pessoais pela internet, principalmente em sites que não conheça a credibilidade.
•Não abre e-mails ou arquivos que não conheça a origem.
•Use senhas fortes com mais de 6 dígitos, com números , símbolos, letras e também com maiúsculas e minúsculas .
•Nunca use a mesma senha para várias contas.
•Não use e-mail do trabalho para coisas pessoais.
•Não faça compras ou acesse contas importantes através de lan houses ou computador de outra pessoa.
•Fique atento bancos eles nunca pedem informações por e-mail.
•Cuidado com urls encurtadas você nunca sabe onde vai.
•Nunca acesse contas em redes sem fio públicas.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

O que é Ciberativismo?

    Ciberativismo é uma forma de ativismo realizado através da internet. A atuação dos grupos ativistas através da rede visa difundir informações e reivindicações sem mediação, buscar apoio e mobilização para uma cau, criar espaços de discussão e troca de informações, organizar protestos e mobilizar pessoas para ações dentro e fora da internet.
Assim, os ativistas conseguem espaço fora dos grandes meios, controlados por um pequeno grupo de pessoas, atingem mais liberdade e causam mais impacto. A descentralização da rede serve como uma forma de expressar suas opiniões.
   A troca de informações, visitas a sites de movimentos ativistas, troca de e-mails e participação em fóruns, possibilitam que pessoas tenham contato com realidades desconhecidas até então. Por conseqüência, há o apoio e a mobilização em torno dessas causas. 
   O ciberativismo contribui para a proteção e reivindicação de direitos de grupos marginalizados, inclusive com a divulgação de informações provenientes de localidades com regimes antidemocráticos.
 Fonte:   http://jnpolitico.blogspot.com.br/2007/11/o-que-ciberativismo.html

domingo, 27 de maio de 2012

O que a escola faz com a tecnologia? E o que a tecnologia faz com a escola?

Tecnologia usada como ferramenta
A tecnologia pode ajudar nas escolas em todos os níveis.
Seja em sala de aula ou pela internet, o que se percebe é que a tecnologia pode trazer rapidez, praticidade e facilidade tanto para distribuir o conteúdo, quanto para os alunos terem uma melhor assimilação. Os educadores precisam ficar atentos as  novidades para não perderem oportunidades únicas de ligar matérias do currículo a outras novidades. 
Acredito que as ferramentas tecnológicas, como a internet, podem ser utilizadas para agregar e ajudar tanto alunos quanto professores.

                                          

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Aluno brilhante


O computador vai substituir o professor?

 O computador vai substituir o professor?


 Os avanços tecnológicos requerem que haja uma adaptação, a escola deve atender às exigências impostas pelo novo modelo de sociedade.Para isso deve investir no conhecimento da escola e de seus profissionais para que se possa criar e inovar.
 Não acredito que o Professor será substituído, mas sim que ganhou recursos para complementar suas aulas,facilitando o processo de ensino-aprendizagem.

                             

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A "netiqueta"

A “netiqueta”

como se comportar corretamente no mundo virtual

  • Maiúsculas: textos em maiúsculas (CAPS LOCK ativado), na maioria dos casos, dão a entender que você está gritando. Se quiser destacar algo, sublinhe ou coloque entre aspas. Se o programa utilizado na comunicação permitir, use o itálico ou em negrito, mas sempre de forma moderada para não poluir o texto.
  • Erros de grafia: em conversas informais é normal que a norma culta da língua seja posta de lado. O que não quer dizer que se possa escrever de qualquer jeito. Atenção para os erros que podem mudar o significado do que se quis dizer, como usar “mais” em vez de “mas”, “e” em vez de “é”, “de” em vez de “dê” e assim por diante.
  • Pontuação: por mais informal que seja, o interlocutor pode não conseguir acompanhar o fluxo de pensamento do redator. Daí a necessidade de pausas. Por isso atenção à pontuação e à divisão de parágrafos.
  • Respostas: ao enviar respostas em fóruns, listas de discussão ou debates em redes sociais como o Facebook, por exemplo, procure ser claro sobre o que está falando ou a que está se referindo. Copie e cole um trecho da questão, dê nome ao que você pretende responder e evite deixar sua réplica solta sem referências às mensagens prévias nas quais você se baseou.
  • Público x privado: questão cara em tempos de redes sociais, o cuidado com o que se publica é essencial para evitar mal-entendidos e situações constrangedoras. Como o meio virtual permite respostas muito rápidas e publicações instantâneas, pense antes de tornar públicos seus pensamentos. Por isso pense, escreva, leia o que escreveu e só depois publique na internet. Lembre-se que suas opiniões ficarão registradas e podem ser facilmente associadas ao seu nome numa busca rápida. Evite também publicar informações que possam lhe causar problemas, como críticas ao seu chefe ou seu endereço.
Retirado = Revista – Língua Portuguesa – Ano 5 = N 64