segunda-feira, 28 de maio de 2012

O que é Ciberativismo?

    Ciberativismo é uma forma de ativismo realizado através da internet. A atuação dos grupos ativistas através da rede visa difundir informações e reivindicações sem mediação, buscar apoio e mobilização para uma cau, criar espaços de discussão e troca de informações, organizar protestos e mobilizar pessoas para ações dentro e fora da internet.
Assim, os ativistas conseguem espaço fora dos grandes meios, controlados por um pequeno grupo de pessoas, atingem mais liberdade e causam mais impacto. A descentralização da rede serve como uma forma de expressar suas opiniões.
   A troca de informações, visitas a sites de movimentos ativistas, troca de e-mails e participação em fóruns, possibilitam que pessoas tenham contato com realidades desconhecidas até então. Por conseqüência, há o apoio e a mobilização em torno dessas causas. 
   O ciberativismo contribui para a proteção e reivindicação de direitos de grupos marginalizados, inclusive com a divulgação de informações provenientes de localidades com regimes antidemocráticos.
 Fonte:   http://jnpolitico.blogspot.com.br/2007/11/o-que-ciberativismo.html

2 comentários:

  1. Acho esses movimentos organizados por esses grupos muito importante. Admiro as pessoas que lutam por justiça e não se intimidam.

    ResponderExcluir
  2. Verdade, devemos acreditar em nossos ideais.

    ResponderExcluir