Disciplina: Língua Portuguesa e Ciências
Tema: Animais marinhos
Objetivos:
* Identificar os tipos de animais marinhos e como vivem;
* Compreender e interpretar textos.
Metodologia:
* Incentivar a manifestação oral do aluno;
* Atividades lúdicas ( cantigas de roda )
* Leitura individual e em grupo;
* Formação de palavras;
* Produção coletiva e individual de texto;
* Pesquisa na internet;
* Vídeo.
CONTRAMÃO
TEM PEIXE NA CONTRAMÃO
TEM POLVO FORA DA FAIXA
O TRÂNSITO FICA UM HORROR
NA HORA DA MARÉ BAIXA.
ZIRALDO, Ciça. Bichos, bicho! São Paulo: FTD.
1 - Após a leitura, comente com os colegas e o professor se esta é uma situação que realmente acontece e diga por quê.
2 - Faça a ilustração dos versos da quadrinha.
TEM PEIXE NA CONTRAMÃO TEM POLVO FORA DA FAIXA
O TRÂNSITO FICA UM HORROR NA HORA DA MARÉ BAIXA
3 - O que significa a expressão MARÉ BAIXA? Tente explicar.
4 - E a palavra CONTRAMÃO, o que significa?
5 - Na quadrinha, o que quer dizer a palavra TRÂNSITO?
Pinte uma das alternativas.
O MOVIMENTO DE CARROS NAS RUAS.
O MOVIMENTO DOS BICHOS NO MAR.
6 - Localize os nomes dos animais que aparecem escritos na quadrinha e pinte com a cor que quiser.
7 - Registre os nomes dos animais que você encontrou e represente-os com desenho.
8 - Na quadrinha, leia as palavras que rimam e copie.
9 - Reúna-se com dois ou três colegas e, juntos, troquem as palavras da quadrinha para produzir uma paródia, leia para os colegas dos demais grupos.
TEM________________ NA CONTRAMÃO
TEM________________FORA _____________
O TRÂNSITO FICA UM ___________________
NA HORA ___________________________ .
10 - Desenhe vários animais marinhos na contramão.
11 - Escreva o nome de cinco animais marinhos.
12 - Com o auxílio do seu professor, você e seus colegas vão pesquisar na internet:
* Visualizar imagens de animais marinhos;
* Pesquisar curiosidades sobre peixes e animais marinhos (exemplo: se dormem, se bebem água, etc), anotar informações sobre eles e produzir um texto coletivo;
* Escolher um que achou mais interessante, fazer um desenho e depois apresentar aos colegas;
* Elaborar um álbum com os desenhos feitos pelas crianças.
Sites para pesquisa:
* Visualizar imagens de animais marinhos;
* Pesquisar curiosidades sobre peixes e animais marinhos (exemplo: se dormem, se bebem água, etc), anotar informações sobre eles e produzir um texto coletivo;
* Escolher um que achou mais interessante, fazer um desenho e depois apresentar aos colegas;
* Elaborar um álbum com os desenhos feitos pelas crianças.
Sites para pesquisa:
www.ninha.bio.br
www.animaismarinhos.vilabol.uol.com.br
www.mundodastribos.com
www.g-sat.net/aquáticos-1560/animaisaquaticos109156.htlm
www.animaismarinhos.vilabol.uol.com.br
www.mundodastribos.com
www.g-sat.net/aquáticos-1560/animaisaquaticos109156.htlm
13 - Assistir o filme " O Golfinho".
Elisete, quando convidamos os alunos para realizar um pesquisa precisamos ajudá-los no caminho a percorrer, indicar ao menos 3 sites; perguntas norteadoras, criar um roteiro de pesquisa.
ResponderExcluirNa sua atividade, qdo coloca Pesquisa na Internet, precisa incluir este roteiro, assim os alunos não correm o risco de se perder no mar de informações da Rede Mundial de computadores.
Bjos
Cris, fiz umas alterações na atividade 12.
ExcluirObrigada pelas dicas.
Bjos
Olá Elisete, sua atividade é criativa. Mas alguns cuidados devem nortear nosso planejamento. Bom trabalho.
ResponderExcluirJúlia, fiz algumas alterações na atividade 12. Espero que agora esteja tudo certo.
ExcluirObrigada bjos
ok Elizete, sua atividade ficou completa agora: referenciou, sugeriu sites para os alunos pesquisarem. Bom trabalho.
ResponderExcluir